
Júber Madeira. Fonte: Câmara de Itabira
Em 2021, o vereador Júber Madeira apresentou na Câmara Municipal, texto aprovado por unanimidade na ocasião, indicando a distribuição de uniformes escolares, pela Secretaria Municipal de Educação (SME) aos alunos da rede pública do município. Posteriormente, foi criado um Projeto de Lei (PL), que tramita no Poder Legislativo, visando a criação de programa perene, garantindo assim, aos mais de 10 mil estudantes da rede municipal de ensino, o recebimento deste fardamento, independentemente de qual gestão esteja à frente do Poder Executivo. A ideia do vereador é ampliar também para mochilas, já que, atualmente são ofertados: uniformes e pares de calçados.

Vereador aprovou indicação e agora defende criação do Projeto de Lei. Fonte: Câmara de Itabira
“É o que os pais e responsáveis pelos estudantes desejam. Com a nossa proposta de PL, vamos garantir essa uniformização aos alunos, permitindo que a família tenha no controle do orçamento familiar, a certeza que, os seus filhos estudantes, terão o kit escolar completo. Sem contar que, com o uniforme escolar, associamos aos alunos a abordagem disciplinada para a educação. Ao seguir um código de vestimenta específico, aos nossos estudantes, para que internalizam noções de responsabilidade e conformidade, desde cedo”, disse o vereador em sua justificativa inserida na matéria.

Júber Madeira e Laura Souza (Secretária de Educação de Itabira)
De acordo com a proposta, o programa de uniformização prevê na sua composição, além da vestimenta, dos calçados adequados, conforme a idade de cada aluno, uma mochila para armazenamento dos materiais. Ainda de acordo com o texto de lei, a distribuição dos uniformes será realizada pelo menos uma vez a cada ano letivo, antes do início das aulas. “Vamos garantir tratamento igualitário a todos os estudantes, visto que, condições econômicas das famílias são diversas. Muitas apresentam dificuldades para aquisição de materiais escolares e uniforme”, disse Júber Madeira.
Deixe um comentário