O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) publicou comunicado nesta quinta-feira (25), alertando sobre a ação de golpistas por telefone. O fraudador solicita transferência bancária, e o pedido, direcionado para familiares de pacientes. De acordo com a vítima, o bandido em linguajar claro, convincente e bem articulado, com termos médicos, tentava convencer. E chegava a fazer referência a exames, supostamente não cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Então, sugerira que a família enviasse R$ 3.980 até determinado horário.
“Aqui é o infectologista. Estou ligando porque seu pai está em estado grave na UTI, apresentando resistência ao antibiótico, febre alta, teremos que fazer exame de sangue e de imagem, para poder ajudar a melhorar o estado de saúde, para que se recupere o mais rápido,” disse na abordagem feita pelo golpista. O relato real é de filha de paciente que nesta data passou pela tentativa de golpe. Segundo o HNSD, é necessário que a pessoa mesmo fragilizada, negue o pagamento, e faça contato com a instituição para verificar a veracidade do tema.
A pessoa não caiu no golpe, mas a iniciativa possibilitou o comunicado de alerta do HNSD, para que outras pessoas não sejam induzidas ao erro, e tenham prejuízo financeiro, ou até mesmo psicológico. “Se isso acontecer, procure as autoridades e registre um Boletim de Ocorrência, imediatamente. O HNSD reitera que não faz parte da política da instituição, contato com familiares via WhatsApp ou telefone, para falar sobre o estado de saúde dos pacientes, informar procedimentos, exames ou mesmo pedir valores,” diz em nota.
Deixe um comentário