Aniversário de Drummond com evento poético e presença de Imortal da Academia Brasileira de Letras

Antônio Carlos Secchin. Crédito: Aroreira

Belo Horizonte será palco de uma série de ações em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Organizadas pela Fundação Torino, Escola Internacional de Nova Lima, a partir de uma proposta de comemoração anual do Dia D do Instituto Moreira Salles, essas ações acontecem em apresentações e exposições nos dias 30 e 31. A programação inclui atividades educativas e criativas, explorando a obra drummondaiana através de expressões artísticas produzidas pelos alunos e convidados.

Serão diversos eventos especiais. Um deles é a aula ministrada por Antônio Carlos Secchin, imortal da Academia Brasileira de Letras, que fará uma interpretação que promete mergulhar nas profundezas da poesia de Carlos Drummond de Andrade. Intitulado “Um Encontro: o poeta Drummond e o menino Carlos”, o evento acontecerá no dia 30 de outubro, às 19h30, um dia antes do aniversário do poeta. A aula também faz parte do Divinas Conversas, ciclo de encontros e palestras promovido pela Fundação Torino.

Aberto ao público geral, o evento tem como objetivo aproximar a comunidade das culturas brasileira e italiana por meio da língua e da literatura de ambos os países. Apaixonado pela obra de Drummond, Secchin realiza os famosos saraus, nos quais aborda diversos aspectos da vida e do vasto trabalho do poeta, natural de Itabira. A aula interpretativa se concentrará no poema “Infância”, escrito em 1930. Este poema, de aparente simplicidade, contém as grandes questões que permeiam a poesia de Drummond.

A proposta é revelar que a visão atenta e minuciosa pode trazer resignificados ofuscados em uma primeira leitura. “Secchin é um dos melhores intérpretes de autores como João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. A Fundação Torino oferece ao público uma oportunidade única, uma ocasião ímpar para mergulhar nos mistérios da literatura drummondiana, guiados pela perspicácia de Secchin”, explica Rogério Faria Tavares, presidente emérito da Academia Mineira de Letras.

No dia 31, aniversário de Drummond, o “Atentado Poético” na praça da Liberdade será marcado por intervenções poéticas. As ações serão finalizadas em um Sarau Literário no mesmo dia, celebrando a poesia e a literatura. Todas essas atividades também servirão para comemorar o Dia Nacional da Língua Portuguesa em cinco de novembro. Esta é uma oportunidade imperdível para todos os amantes da literatura e poesia se reunirem e explorarem a poesia de Drummond em um ambiente inspirador e educativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *