Saiba o que é o estreitamento da Junção Uretero-Piélica e como lidar com a doença

Crédito: Divulgação

A transição entre o rim e o ureter (canal que conduz a urina do rim até a bexiga) chama-se Junção Uretero-Piélica (JUP). O seu estreitamento, conhecida como “estenose”, é uma condição caracterizada pelo afilamento progressivo desta parte do sistema urinário. Segundo o urologista Dr. José Roberto Colombo Jr, quando esta junção se estreita, pode surgir uma série de sintomas desconfortáveis, que incluem dor, infecções urinárias de repetição e, cronicamente, perda da função renal. “Os sintomas da Estenose de JUP podem variar de leves a graves e podem ser confundidos com outras condições. A dor e o desconforto geralmente ocorrem na parte inferior das costas que pode ser aguda (normalmente após ingestão de líquidos) ou uma dor em peso mais constante,” aponta o especialista.

O diagnóstico precoce é fundamental para o manejo eficaz da condição. Exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, são usados para confirmar o diagnóstico, permitindo que os médicos identifiquem o estreitamento da junção e avaliem a gravidade da condição. Exames funcionais, como a cintilografia renal, também são frequentemente utilizados para avaliar o grau de comprometimento da função renal nos pacientes com suspeita de estenose de JUP. O tratamento da Estenose de JUP visa aliviar os sintomas e preservar a função do rim acometido. “Em casos onde a estenose é sintomática ou cursa com prejuízo para a função do órgão, o tratamento cirúrgico para a correção da estenose é necessário”, complementa o doutor.

A cirurgia robótica é atualmente a primeira opção para esta cirurgia, chamada de Pieloplastia. O acesso robótico permite uma cirurgia eficaz e pouco invasiva. Normalmente os pacientes submetidos à pieloplastia robótica recebem alta no dia seguinte ao procedimento. “A Estenose de JUP é uma condição médica que afeta um número significativo de pacientes, muitos dos quais podem não estar cientes de sua existência. Compreender os sintomas, buscar diagnóstico precoce e explorar as opções de tratamento disponíveis são passos cruciais para gerenciar eficazmente essa condição e resolver o problema. A conscientização e a educação sobre a Estenose de JUP desempenham um papel vital na promoção da saúde e do bem-estar da população brasileira”, finaliza o Dr. José Roberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *