Coordenador Universitário explica o que saber, antes de investir na Previdência Privada

Fonte: Anhanguera

É inegável a importância de planejar os próximos passos, mesmo que o futuro ainda pareça muito distante. A Previdência Social garante um valor de aposentadoria que pode não ser suficiente para manter o padrão de vida que uma pessoa teve durante toda a vida profissional, um dos principais investimentos de renda fixa em longo prazo. Por esse motivo, ter uma reserva financeira é uma solução eficiente para assegurar a estabilidade financeira desejada. Um dos caminhos para isso é a Previdência Privada, um formato de investimento que tem crescido nos últimos anos.

Trata-se de uma aplicação que permite que uma pessoa construa seu patrimônio pensando em longo prazo, seja para a aposentadoria ou para outros objetivos. Existem dois tipos de Previdência Privada: aquela que é oferecida pela empresa como benefício para seus funcionários ou aquela que é disponibilizada para qualquer pessoa por instituições financeiras ou corretoras. Segundo o Coordenador do Curso de Administração da Anhanguera, Lucas Figueiredo dos Santos, além da reforma da previdência, existe outra explicação para o crescimento desse formato de investimento nos últimos anos.

“Houve uma mudança de comportamento da população em relação ao planejamento financeiro, reforçada em especial depois da pandemia, quando se evidenciou a necessidade de pensar e planejar o futuro. Com o investimento é possível planejar a construção de um bom patrimônio no futuro, realizar projetos de vida em longo prazo, financiar um intercâmbio, empreender, pagar os estudos dos filhos, além dos benefícios fiscais que são bem positivos, dependendo da tabela de cálculo regressiva escolhida. A rentabilidade vai variar conforme a composição desse fundo”, conclui o coordenador, e apresenta dicas:

Descobrir seu perfil de investidor
Saber qual é o seu perfil te ajuda a escolher os investimentos mais alinhados com seus planos.

Faça seu planejamento financeiro
Ele fornece o mapeamento das suas finanças, isto é, as entradas e saídas do seu orçamento.

Estude os tipos de investimentos
Aprofunde mais no conteúdo, existe muito material gratuito e de qualidade disponibilizado nas plataformas de pesquisa.

Diversifique os investimentos
Aplicar o dinheiro em vários tipos de investimentos ajuda na obtenção de bons rendimentos, sejam quais forem as condições de mercado.

Tenha disciplina e persistência
Evite tomar decisões baseadas nas vontades momentâneas e nas emoções. Mantenha o foco nos seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *