Levantamento revela que brasileiros só realizaram sonhos materiais com parcelamento no cartão

Fonte: Instituto Locomotiva

Levantamento inédito realizado entre consumidores que utilizam o cartão de crédito revela que quase 115 milhões de brasileiros só conseguiram conquistar seus sonhos porque puderam comprar na modalidade de parcelamento. A pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva para entidades ligadas ao setor de comércio e serviços mostra a importância do crédito na economia e as possíveis consequências do fim do parcelado sem juros.

Ainda segundo a sondagem, o parcelamento sem juros está mais presente em categorias com ticket médio mais alto, como eletrodomésticos, viagens e eletroeletrônicos, demonstrando o importante papel do consumo planejado. Entre os compradores de itens essenciais na chamada linha branca, como geladeira, fogão e micro-ondas, nos últimos 12 meses, por exemplo, cerca de 76% afirmam que parcelaram suas compras, principalmente de alto investimento.

Esse mesmo número também conquistou o sonho de viagem e da hospedagem sem acréscimos. A pesquisa também aferiu que, entre quem comprou os eletroeletrônicos, como TVs e computadores, no último ano, 71% parcelaram as compras, assim como 67% entre os que adquiriram peças de vestuário e 61% entre quem adquiriu serviços de educação/cursos, tiveram acesso graças à diluição dos valores sem acréscimo no cartão de crédito.

Cerca de 113,5 milhões de brasileiros (74% dos pesquisados), teriam que adiar seus sonhos se não tivessem essa opção na hora de adquirir um bem ou serviço. Apenas 11% das pessoas discordaram dessa afirmação. A preferência por esse modelo pode ser observada, ainda, quando se avalia a amostragem de pessoas que optariam por uma nova compra de R$ mil em 10 vezes sem juros no cartão de crédito a 12 vezes com juros no crediário.

Para o presidente do Instituto Locomotiva, responsável pela pesquisa, Renato Meirelles, os dados são um lembrete de que o parcelamento sem juros vai muito além da escolha de pagamento. “Ele é um catalisador que torna sonhos em realidade para quase 115 milhões de brasileiros. Se retirarmos essa ferramenta das mãos dos consumidores, não apenas adiaremos sonhos, mas também estagnaremos a retomada econômica do país,” revela Renato Meirelles.

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