Conheça mais sobre a carreira do Profissional de Secretariado

Crédito: Freepik

Neste sábado passado (30) foi lembrado o Dia Nacional do Profissional de Secretariado. A data tem origem no ano de 1850, quando Lillian Sholes foi a primeira mulher a utilizar uma máquina datilográfica em público, testando a invenção de seu pai, Christopher Sholes. Segundo a Coordenadora do curso de Secretariado Executivo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Dra. Renira Appa, o perfil e as atribuições desse profissional mudaram muito, sobretudo nos últimos anos e depois da pandemia da covid-19, com forte impacto do home office.

“Um dos principais desafios dessa carreira, na atualidade, é passar a barreira sexista e deixar de ser uma profissão predominantemente feminina, além de combater a falsa crença de que qualquer pessoa, com qualquer formação, pode exercer este papel administrativo de total confiança e discrição no que tange a assessorar o superior imediato ou vários. Este profissional é um gestor necessário a todo executivo, assessorando e otimizando o tempo do superior imediato. Qualquer empresário, CEO, diretor, gerente e outros, não pode prescindir do seu braço direito”, afirma a docente.

O profissional formado em Secretariado Executivo é bastante versátil e pode atuar em vários setores como: indústria, comércio, serviço, ONGs e órgãos públicos. “Essa versatilidade faz com que o mercado de trabalho para secretários seja amplo. O profissional de secretariado executivo desempenha diversas funções em uma organização. Muito além da imagem de alguém que só atende telefones e agenda reuniões, hoje em dia, o profissional assume mais compromissos e suas responsabilidades estão bem distantes dos serviços burocráticos e rotineiros de outrora”, acrescenta Renira.

Para quem quer se destacar na profissão, a professora universitária afirma que é fundamental possuir habilidades de comunicação empresarial, planejamento, organização e otimização de processos. Outro ponto comum entre quem se destaca na área é o interesse nas relações interpessoais e na gestão de informações e de documentos. “Em escritórios, este profissional pode atuar de recepcionista a assistente administrativo. Ele organiza o ambiente de trabalho, arquiva documentos, redige cartas, ofícios e comunicados”, explica a Dra. Renira Appa.

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