
Câmara de Itabira
Foi realizada nesta terça-feira (19) a 33ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. Na ordem do dia, sete Projetos de Lei (PL). A matéria que institui o “Programa Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e Auxílio Atleta,” de autoria do Poder Executivo foi aprovado em primeira discussão e votação. Na próxima semana o texto será novamente avaliado pelos parlamentares.
Também foi aprovada mudança na lei que institui o Dia Municipal sobre conscientização da Fibromialgia, do vereador Roberto Fernandes Carlos de Araújo “Robertinho”. A matéria determina a instalação de placas prioritárias as portadoras da enfermidade em estabelecimentos privados e repartições públicas. O texto volta ao plenário na próxima reunião ordinária.

Foto: Comunicação Câmara de Itabira
Proposta do vereador Bernardo de Souza Rosa pretende instituir em Itabira, campanha permanente de Conscientização da Depressão na Infância e na Adolescência. A ideia é ampliar serviços de identificação de casos e atividades preventivas nas escolas municipais, levando a ampliação de oportunidades dos jovens acometidos a reagir bem, por intermédio do atendimento de especialistas.

Foto: Comunicação Câmara de Itabira
Do mesmo vereador foi aprovada pelos colegas, em primeira votação, a criação de Programa de Apoio e Acolhimento de Pessoas LGBTQIA+, em situação de violência e/ou vulnerabilidade social. A ideia é ter comunicação compulsória em atos criminosos contra esse público, para que as autoridades possam atuar na repressão, através da identificação pelos serviços de saúde.
A comunidade do Pedreira do Instituto, e membros do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) acompanharam a inclusão na pauta e aprovação em primeiro turno da homenagem a “Marielle Franco”, assassinada pela milícia fluminense, dando seu nome ao Centro de Esporte e Lazer do bairro, construído com verbas parlamentares de deputados estaduais.

Luciano Sobrinho. Foto Arquivo
Em segunda votação, três matérias do vereador Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho”, foram aprovadas: a obrigatoriedade de instalação de fraldários em ambientes públicos; incluir no calendário oficial do município a Semana Municipal do Antigomobilismo, em cinco de setembro; e a obrigatoriedade de inclusão do nome do Chefe do Poder Legislativo em obras inauguradas ou reformadas.
Deixe um comentário