Logística: a importância dos Centros de Distribuição na agilidade de entrega

Foto: Divulgação

O mercado brasileiro de cosméticos gerou ótimos resultados no ano passado e continua no mesmo ritmo em 2023. Isso se deve ao fato do aumento do consumo e à intenção de compras por parte dos consumidores. Em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), aponta um crescimento de R$ 27,097 bilhões na indústria brasileira de cosméticos até o ano de 2025. Levantamento feito pela NielsenlQ/Ebit, feito no primeiro semestre do ano passado, revela que este mesmo mercado gerou um aumento de 24%, comparado ao mesmo período de 2021.

Para esse mercado gerar números tão impressionantes requer algumas estratégias essenciais, como a distribuição dos cosméticos e dos cuidados logísticos para garantir a execução. Pelo fato de contar com características muito próprias, esse segmento apresenta um conjunto de desafios no que se refere ao gerenciamento do transporte. “O Centro de Distribuição desempenha funções essenciais para o sucesso do negócio, como recebimento e conferência de mercadorias, estocagem, separação dos pedidos, consolidação de entregas, compartilhamento de frete e estoque”, comenta Bárbara Araújo, coordenadora comercial de franquia especializada na comercialização de perfumes.

Uma das principais vantagens de investir em um Centro de Distribuição é a economia pelo fato de cortar alguns custos. “Com a abertura do novo Centro de Distribuição e a divisão das regionais atendidas, conseguimos aumentar a agilidade na coleta e despacho de mercadorias, evitando o acúmulo de mercadorias no estoque e, consequentemente, provocando a redução de custos ao franqueador e franqueado”, comenta a coordenadora comercial da franquia. Outro ponto relevante em ter um espaço para a distribuição, o fato de os franqueados receberem a mercadoria com uma maior agilidade.

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