Como aproveitar as vagas temporárias do final de ano

Crédito: Freepik

Os candidatos devem ficar atentos às áreas que tem mais possibilidades de crescimento e geração de vagas. “Além da oportunidade de conseguir renda extra ou quem sabe um novo emprego, esse período de vagas temporárias também funciona para o candidato como espaço para networking e pode ajudar a turbinar o currículo. Para as empresas, a principal vantagem é o atendimento de uma demanda específica, em um determinado período do ano, com possibilidade de extensão do contrato ou até mesmo de efetivação do profissional. Além disso, e à custa rescisória tendem a ser menor”, opina o especialista em Gestão de Carreira e professor de Gestão de Pessoas, Marcelo Treff.

Vale ressaltar que o contrato temporário é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo proteção da lei para quem que contrata, assim como para quem é contratado. O prazo máximo de um trabalho temporário, pela lei, é de 180 dias corridos, com possibilidade de prorrogação de até 90 dias. Dessa forma, o trabalho temporário pode ter a duração máxima de 270 dias.

Ainda segundo o professor universitário, as vagas mais comuns abertas neste período estão relacionadas ao comércio em geral, como: vendedores, operadores de caixa, estoquistas, promotores; algumas vagas relacionadas à Indústria de Bens ligados às comemorações de final de ano e, cada vez, mais, vagas na área de logística, ligadas tanto ao comércio físico como ao e-commerce. “Segundo o site Vagas Profissões, no ano passado foram criadas entre 650 e 700 mil vagas de trabalho temporário e, com a projeção de melhoria na economia brasileira em 2023, estima-se que o final deste ano traga crescimento da oferta de vagas”, acrescenta Marcelo Treff.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *