Saiba como evitar golpes a chamada “Pirâmide Financeira”

Crédito: Freepik

As “Pirâmides Financeiras” são esquemas fraudulentos em que as pessoas são atraídas para investir dinheiro com a promessa de altos retornos. O golpe também depende do recrutamento contínuo de novos membros para pagar os retornos prometidos. O especialista cita algumas características comuns de uma pirâmide financeira. Uma delas são as promessas de lucros exorbitantes: muito acima do padrão de mercado.

“No começo do esquema, tudo funciona muito bem, pois, com esses retornos, muitas pessoas investem, permitindo que o fraudador pague os retornos prometidos para os primeiros investidores. Até que os investidores começam a resgatar o dinheiro em um ritmo e volume maior do que a entrada e, nesse momento, o esquema de pirâmide desaba”, diz o docente do Instituto de Finanças, Ahmed Sameer El Khatib.

Os participantes são incentivados a recrutar outras pessoas para o esquema, e parte do dinheiro investido pelos novos membros é usado para pagar os retornos dos membros antigos. Em uma pirâmide financeira, o objetivo principal é recrutar novos membros, e não vender produtos ou serviços legítimos. As pirâmides financeiras dependem do recrutamento contínuo de novos membros para pagar os retornos prometidos.

Eventualmente, o esquema entra em colapso quando não há mais pessoas suficientes para sustentá-lo. O professor afirma que todos os esquemas de pirâmides financeiras brasileiras recentes têm um ponto em comum: suspensão dos pagamentos aos clientes e investidores, justamente por não terem o dinheiro, isto é, por venderem algo que não possuem, o que é chamado de venda a descoberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *