Conheça os cinco eixos do !PULSA! Movimento Arte Insurgente

Crédito: Patrícia Almeida

O !PULSA! Movimento Arte Insurgente chega a Itabira com uma programação artística, cultural e de trocas pedagógicas que dialogam com seus cinco eixos curatoriais: Feminismo Artístico, Negritude Anticolonial, Vidas Trans-mudar, Arte Indígena Contemporânea, e Coletivos Periféricos. A partir deste olhar, entre os dias oito a 17 de setembro, a cidade recebe apresentações de teatro, música e dança; além da realização de workshops, intervenções urbanas, residência artística, rodas de conversa, seminários e da Feira !PULSA!.

João Lucas. Crédito: Divulgação

Todas as atividades são gratuitas, e em diversos espaços: Casa de Drummond, Casa do Brás, Escola Livre de Música, praça Dr. Nelson Lima Guimarães (Pará), Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Auditório da Secretaria do Meio Ambiente, Bar da Neide e rua Israel Pinheiro no Major Laje Cima (Areão). Idealizado por Andreia Duarte e Guilherme Marques, o !PULSA! Movimento Arte Insurgente nasceu do desejo de trocar, e impulsionar, ações artísticas de diferentes linguagens para além dos grandes centros.Crew Baile Soul. Crédito: Mayara Laila

“A partir desses eixos fundantes, nos reunimos e unimos a artistas, gestores, educadores, artesãos, pensadores locais e de outras regiões para construir essa programação vigorosa e reflexiva. Um convite para estarmos reunidos em torno dessa proposta de horizontalizar a democratização do acesso à arte e à cultura, e a formação do público”, destaca a diretora Andreia Duarte. A programação traz espetáculos teatrais com diferentes linguagens. Os ingressos gratuitos para as peças serão retirados pela plataforma Sympla.

Marcos Alexandre

O primeiro lote será até primeiro de setembro. O espetáculo de abertura, dia oito, “Parem de falar mal da rotina”, com Elisa Lucinda (ES), será para convidados e público em geral. Entre as intervenções urbanas, destaque para “Feminismo na cidade”, com Juliana Pautilla, que, a partir de encontros com mulheres, vai criar frases sobre o tema e colocá-las nos muros; e “Civilidades Ancestrais”, de Zahy Tentehar, instalação formada por três vídeos de sua autoria sobre elaborações do feminino, do antropoceno e de identidade.

Os workshops trabalham questões mais próximas do público: “Meu corpo na cidade: Memórias, mudanças e mulheres”; e “A Influência da Música Africana nas Américas”. O evento oferece, a residência artística ministrada pelo diretor Adyr Assumpção, voltada para interessados, em especial no teatro negro. “É muito feliz que esta edição aconteça na terra de origem minha, e da Andreia. Sentimos grande acolhimento e troca entre artistas, pensadores e poder público local”, afirma o diretor Guilherme Marques.

Marcus das Serras

Entre os dias 15 e 17, acontece a Feira !PULSA!, na praça do Pará. Além de barracas com alimentação e artesanato local, uma extensa programação de shows, apresentações, intervenções e workshop. Nos três dias, o evento traz apresentações musicais com os DJs Eugênio Lima e Vini Brown, Marcus das Serras, Pé de Manacá, Guarda de Marujos, o concerto “Quilombo de Bach, o Encontro”, a saxofonista itabirana Maria Bragança, e o show “Deu samba”, com Nonoca e Romário Araújo, trazendo o samba raiz, MPB e Bossa Nova.

A Feira traz ainda o Teatro de Mamulengo, de Pernambuco, voltado a crianças e adultos, com Valdeck de Garanhuns, para duas apresentações cênicas: “Simão e o Boi Pintadinho” e “Folia Brasileira”; a intervenção urbana “Campeonato Interdrag de Gaymada”, com o grupo Toda Deseo, de Belo Horizonte; e o workshop “O corpo drag queen: montagem e pintura”, por Nyckary Aycker, também de Belo Horizonte. O !PULSA! Movimento Arte Insurgente é realizado pelo Olhares Instituto Cultural e a produtora de arte Outra Margem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *