Projeto Pedra Mole Estação das Artes tem novo formato no Centro de Memória Usiminas

Foto: Gustavo Lyra

As visitas do Projeto Pedra Mole Estação das Artes estão de volta para contar a história da primeira estação ferroviária do Vale do Aço, a centenária Estação Pedra Mole. Em novo formato, o projeto passa a ser realizado no Centro de Memória Usiminas, em um espaço cenográfico adaptado, a partir de segunda-feira (14). Esta será a segunda fase da temporada de 2023 do projeto, realizado com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, pelo Grupo Teatral Boca de Cena, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Neste mês, as visitas em setembro, nos dias 5, 6, 18, 22, 23, 25, 27, 28 e 30. O calendário de atividades vai até novembro deste ano e conta também com oficina de educação patrimonial e um concurso de redação.  O agendamento para participar das visitas pode ser feito via WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330. O acesso às Ruínas da Estação Pedra Mole continua suspenso, para segurança e proteção do público, depois de intercorrências causadas pelas fortes chuvas em Ipatinga.

Uma adaptação cenográfica com imagens da Estação Pedra Mole, com toda a ambientação do local original, foi criada no Centro de Memória Usiminas para continuar contando a história por meio do espetáculo “Retrato de Trem”, especialmente concebido para o projeto. Os cenários foram pintados pela artista plástica Magda Libânia, assessorada pelos também artistas plásticos Waldir Lima e Vitor Anacleto.

“O Centro de Memória Usiminas, localizado no antigo Grande Hotel Ipatinga, também é tombado como Patrimônio Histórico. Então, além de conhecer toda a história da Estação Pedra Mole, o visitante terá a oportunidade de visitar outro bem tombado, que possui uma réplica da locomotiva instalada nas Ruínas da Estação Pedra Mole e apresenta a história da indústria do aço, da própria Usiminas e do município”, frisou o diretor artístico do Grupo Boca de Cena, Claudinei de Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *