Unifei Itajubá realiza Curso Introdutório à Inteligência Artificial

Primeira aula da Turma Carlos Drummond de Andrade. Crédito: Secom/Unifei

O Curso de Extensão em Introdução à Inteligência Artificial, promovido pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), terminou com conquistas significativas e promissoras para a comunidade acadêmica e o setor de Tecnologia da Informação. Coordenado pelo professor José Arnaldo Barra Montevechi, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), o principal objetivo do projeto foi capacitar recursos humanos em Inteligência Artificial (IA) e, assim, contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país, impulsionando a inovação nesta área estratégica.

O curso foi inteiramente gratuito e aberto para mais de 200 estudantes da Unifei. Em pouco mais de 20 dias de inscrições, mais de 500 alunos dos mais variados cursos de graduação e pós-graduação da Universidade demonstraram interesse em participar do curso, que contou com a colaboração de uma equipe de professores altamente qualificada: Carlos Henrique Valério de Moraes e João Paulo Reus Rodrigues Leite, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI); Rafael de Magalhães Dias Frinhani e Rodrigo Silva Lima, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), e José Arnaldo Barra Montevechi e Rafael de Carvalho Miranda, do IEPG.

Além disso, os doutorandos Alyson Benoni Matias Pereira e Wesley Gabriel de Mendonça Pinto tiveram um papel fundamental no atendimento personalizado e no suporte aos alunos durante todo o processo de aprendizagem. Terminado o processo de seleção, 206 alunos foram escolhidos para participar das quatro turmas, com atividades entre os meses de fevereiro e junho deste ano. Os nomes das turmas homenagearam quatro grandes personalidades: Wenceslau Braz Pereira Gomes, Theodomiro Carneiro Santiago, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça e Carlos Drummond de Andrade, sendo a escolha do nome referente ao poeta feita em deferência à Itabira.

Segundo o professor José Arnaldo, o curso adotou uma abordagem semipresencial, com aulas à distância às segundas-feiras e aulas presenciais às quartas-feiras, nas dependências do IEPG na Unifei, e sua qualidade ficou evidente com o alto índice de aproveitamento, chegando próximo a 80% dos participantes que concluíram o programa estabelecido. Os alunos, vindos de diversos cursos da Universidade, demonstraram um notável engajamento e dedicação ao longo do programa, o que se refletiu em seus desempenhos e habilidades adquiridas na área de IA. Houve apoio da plataforma Talent da Huawei, com materiais e recursos adicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *