Festa Julina do projeto Vida Ativa será neste sábado (29)

Foto Arquivo

A rua Irmãos de Caux, diante do Ginásio Poliesportivo Municipal Maestro Silvério Faustino, sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, será palco de mais uma Festa Julina do projeto Vida Ativa, neste sábado (29), entre 16h e 22h. Os onze núcleos: Bela Vista, Valério, Arfita, João XXIII, São Marcos, Ativa, Gabiroba, Santa Tereza, Boa Esperança e distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, se uniram para dividir as tarefas, entre a praça de alimentação e bebidas (caldos, espetinhos, quentão, canjica grossa e choconhaque, dentre outros), e as apresentações artísticas, já que, além da tradicional quadrilha, haverá show de forró com o “Trio Conceição” e danças circulares, outra atividade oferecida pelo programa da Prefeitura de Itabira.

Foto Arquivo

“Estamos a todo o vapor para mobilizar a cidade, na nossa tão esperada quadrilha da Vida Ativa. Temos 28 anos de projeto, e pretendemos que continue por muito mais tempo. Eles mesmos irão fazer os quitutes para vender, além de montar uma casa antiga, mobiliada de acordo com o passado deles. Todas as sextas e por dois meses, um marcador ensaiava cada núcleo. Teve uma senhora do bairro Gabiroba, que chegou até mim com lágrimas nos olhos, dizendo que realizou um sonho de criança ao participar de uma coroação. Nunca é tarde para realizar sonhos. Para se inscrever, basta ir à sede da Secretaria, ou nos núcleos de cada bairro. Sempre cabe mais um!”, disse a coordenadora do projeto Vida Ativa, Eliane Lage Menezes.

Foto Arquivo

“O Vida Ativa é um dos principais projetos da política pública de Esportes e Lazer no município, que retornou na gestão de Marco Antônio Lage. É uma preocupação de nossa secretária Natália, atender desde a primeira infância, até o público idoso, através do projeto, um de nossos carros-chefes. E, atendemos todos os públicos, desde a criança de primeira infância através do ‘Recriar’; o ‘Esporte e Cidadania’ que trabalha as modalidades coletivas e individuas, distribuídas nos territórios; e o ‘Em cada campo uma escolinha’ em oito núcleos, que vamos ampliar para dez até o final do ano, e depois para doze, incluindo Boa Esperança, Ipoema e Senhora do Carmo”, anuncia Felipe Dias, diretor de mobilização jovem da Secretaria de Esportes e Lazer.

São 1300 pessoas com idade a partir de 55 anos, distribuídos nos núcleos. A ideia é ampliar, para atender perto de duas mil pessoas na melhor idade. “Essa festa julina vai ser um sucesso! No projeto, além da atividade física, há também oficinas de artesanato, fanfarra, danças folclóricas e circulares. O objetivo principal é trazer autonomia e bem estar ao idoso, com mais oportunidades de lazer. Cada núcleo tem uma atividade física e oficina. A participação é livre, não apenas necessariamente no núcleo perto de onde mora. São vários casos de pessoas com melhorias físicas e intelectuais. A própria Secretaria de Saúde aponta que, diminui queixas e problemas de saúde”, afirma Vinicius Rodrigues, gestor de contratos do projeto Vida Ativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *