O inverno começou oficialmente nesta quarta-feira (21), mas o frio já chegou e com ele a necessidade de cuidados adequadamente no cabelo, que fica diferente, em função da queda das temperaturas e a redução da umidade relativa do ar. Os cabelos secos, ficam ainda, mais ressecados.
Todos os tipos e texturas requerem uma atenção especial, pois, o clima pode contribuir para a desidratação do couro cabeludo, além de deixar os fios mais opacos, sem vida e com tendência quebradiça. Nesta época, os cabelos tendem ao frizz, com aumento da eletricidade estática, com tendência de ficar mais arrepiados.
Com a menor umidade, elétrons se movimentam mais lentamente, e o corpo passa a acumular maior carga estática, na compensação biológica. Dicas de Graziane Rodrigues, docente do curso de estética, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Minas (Senac-MG):
- No inverno, não se deve lavar os cabelos com água quente, pois isso danifica muito os fios, deixando-os fragilizados e quebradiços. Importante ainda evitar usar o secador muito próximo a fibra capilar, sobretudo em temperaturas mais altas geradas pelo equipamento.
- Lave os fios pelo menos três vezes na semana, com água morna, mas evite passar shampoo nas pontas dos cabelos. Procure usar produtos próprios da estação, que reconstroem e devolvem a oleosidade para os cabelos e couro cabeludo. Não saia de casa com o cabelo molhado.
- Use protetor térmico e hidrate o couro cabeludo e os fios. Cabelos quimicamente tratados devem receber cuidados especiais, pois eles tendem a ressecar ainda mais por causa do frio. Faça intensamente nutrição e reconstrução e use bastante protetor térmico nos fios.
Deixe um comentário