Em junho foram divulgadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) as avaliações das propostas de cursos novos (APCNs), nas quais foi aprovada a proposta de curso de mestrado acadêmico em Engenharia Elétrica em associação entre a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira e a Universidade Federal de Ouro reto (UFOP) de João Monlevade, conforme pode ser consultado clicando aqui. Este é o primeiro mestrado acadêmico aprovado na área originária destes dois campi, distantes 36 quilômetros entre si.
De acordo com os professores Aurélio Luiz Magalhães Coelho, do Instituto de Ciências Tecnológicas (ICT) da Unifei Itabira; e Wilingthon Guerra Zvietcovich, do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) da UFOP, que fizeram parte da comissão que organizou a proposta, esta aprovação foi resultado de trabalho árduo em conjunto com professores das duas instituições desde 2019. Naquele ano, foi realizado um workshop nos campi, com a presença dos docentes dos grupos de pesquisa envolvidos, com o intuito de apresentar e discutir a proposta, integrar os participantes, e estabelecer o cronograma de ações.
Um protocolo de intenções foi estabelecido e o texto começou a ser elaborado, visando à submissão da nova APCN. A proposta tramitou pelos conselhos superiores nas instituições em 2020, sendo aprovada e apenas, aguarda a abertura de submissões, que tinham sido suspensas durante a pandemia, retomadas no ano de 2022. O mestrado acadêmico apresenta uma área de concentração denominada “Sistemas Elétricos e Eletrônicos” e duas linhas de pesquisa: “Smart Grids e Energia Renovável” e “Sistemas e Controle”. Além de atender uma demanda regional de pós-graduação.
“O mestrado é um passo importante para consolidação da pesquisa e pós-graduação nos dois campi, conforme estabelecido nos objetivos estratégicos definidos nos planos de desenvolvimento institucionais (PDIs) de ambas as instituições,” definiu a Unifei em comunicado para a imprensa. Os próximos passos serão definidos em alinhamento entre as instituições e de acordo com as diretrizes que serão repassadas pela CAPES na sequência. A coordenação do programa se organizará, para lançar o primeiro edital de seleção de ingressantes em data ainda a ser definida.
Deixe um comentário