Cerca de 4% dos consumidores mineiros, que já utilizam energia solar em sistemas próprios ou compartilhados, economizam até 15% na conta de energia e devem escapar de parte dos reajustes. A energia por assinatura, em que não é necessário instalar o sistema na residência, está entre as modalidades mais atrativas para os consumidores; a adesão é feita mediante a assinatura de um contrato. Além dos benefícios econômicos, esses consumidores contribuem com o meio ambiente e podem ter outras vantagens, como clubes de benefícios, descontos em lojas e cashback.
Mais de 340 mil consumidores de Minas Gerais estão evitando parte do aumento médio de 15,55% nas contas de luz da Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig). São quase 4% das unidades consumidoras do estado que optaram pela utilização de energia solar e economizam até 15% nos custos com eletricidade, muitas delas por meio da modalidade de energia por assinatura, sem a necessidade de realizar obras na própria residência. Além dos benefícios ambientais de utilizar uma fonte renovável de energia, essas pessoas têm outras vantagens, como descontos no comércio, cashback e clubes de benefícios.
“O consumidor possui hoje alternativas muito interessantes para economizar e até de repensar seu consumo de energia elétrica, buscando fontes limpas, eficiência energética e pacotes de benefícios”, explica André Barreto, CEO da Detronic Energia. “E a adesão a essa nova forma de consumo é muito simples, pode ser feita por meio de um plano de assinatura”, destaca o executivo. Essa alternativa é conhecida como “geração distribuída” e consiste em diversos projetos de menor porte (no máximo 5 MW de potência) distribuídos por todo o Brasil, que são construídos por empresas especializadas, como a Detronic Energia.
A geração dessas miniusinas solares é compartilhada com os consumidores que aderiram ao projeto. Na prática, eles continuam recebendo a energia da mesma forma, entregue pela concessionária, mas pagam apenas uma pequena parte da tarifa, relativa à infraestrutura. O custo da energia estará dentro do pacote de geração solar. Na prática, esse arranjo pode trazer economia de até 15% na conta de luz, além de outras possibilidades de reduzir os gastos domésticos, como desconto em farmácias e opções de cashback. “É similar à assinatura de serviço streaming, mas é um plano de energia solar”, conta Barreto.
Deixe um comentário