A vacinação como principal forma de prevenir a meningite

Febre, dor de cabeça, vômitos, confusão mental, rigidez da nuca são alguns dos sintomas da meningite, inflamação das meninges, membranas que protegem o encéfalo e a medula espinhal. Com alto potencial de disseminação, a doença é causada por diferentes agentes. No entanto, os tipos mais severos da doença podem ser evitados com a aplicação de vacinas. As infecções mais comuns são as transmitidas por vírus e bactérias.

A meningite bacteriana, frequente no outono e inverno, é considerada a mais grave.  “Por ser uma doença provocada por várias bactérias, existem imunizantes diferentes que agem na prevenção de infecções causadas por algumas delas. Portanto, é necessário acompanhar o esquema de vacinação recomendado para cada uma”, explica a infectologista Ana Rosa dos Santos. A vacina oferece proteção contra os quatros principais tipos de infecções causadas pela bactéria.

Com esquema de duas ou três doses, essa vacina deve ser aplicada nos primeiros seis meses de vida. O reforço é indicado em duas ocasiões: entre quatro e seis anos e aos 11 anos de idade. “Caso os adolescentes e adultos não tenham tomado o reforço na infância, podem tomar uma dose única da meningocócica conjugada com a vacina ACWY”, lembra a especialista. A meningocócica B, disponível apenas na rede privada, é recomendada também até os seis meses.

É importante a vacinação para adolescentes e adultos. São duas doses com intervalo de um a dois meses, dependendo da idade. As vacinas ACWY e B podem ser usadas em adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico, como os viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença e pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a meningite meningocócica.

Existem imunizantes que previnem a meningite transmitida por outros micro-organismos. A pentavalente, por exemplo, além de prevenir difteria, tétano, coqueluche e poliomielite, protege contra a meningite causada pela bactéria, indicadas para crianças a partir dos dois meses de idade. Outra bactéria importante, pneumococo, causa doença meningocócica invasiva, pode ser evitada por vacinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *