Secretaria de Educação de Itabira confirma a volta do projeto “Escola de Pais”

Foto: Prefeitura de Itabira

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoverá a reabertura do projeto “Escola de Pais”, com foco na aproximação dos familiares com as instituições de ensino. A abertura da Semana Mundial do Brincar, contou com a palestra “A importância do brincar na primeira infância”, nesta terça-feira (23). O evento seguiu na quarta-feira (24). Nos dois dias com a presença de pais e responsáveis. Uma troca de experiências e aprendizado, considerando que as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo de crianças, visando a formação de um adulto saudável.

Foto: Prefeitura de Itabira

O trabalho desenvolvido pelo projeto, de aproximar a família dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), foi destacado pela secretária de Educação, Laura Souza, durante a cerimônia de abertura. “Esta atividade que está acontecendo hoje é desenvolvida com metodologia própria e visa a troca de experiências com foco nas crianças. E esta gestão pensa muito na educação infantil e também na família, que participa no cuidado com as crianças. Ver vocês aqui, me transmite a certeza que estão pensando no bem-estar de suas crianças de uma forma geral”, disse a secretária.

Laura Souza. Foto: Prefeitura de Itabira

“Enquanto estão brincando as crianças vão experimentando as vivências de disputar, construir a dimensão do outro, nutrindo a empatia e construindo também a autoconfiança enquanto ser. E hoje a neurociência nos mostra, de forma muito clara, o que acontece no cérebro da criança enquanto brinca. Ajuda na liberação de serotonina e outras substâncias que auxiliam no controle da ansiedade, favorecendo a concentração e a aprendizagem, além de ativar a motivação do prazer e vários outros benefícios”, afirmou Cláudia Bragança, psicóloga, pedagoga e especialista em neurociência.

Foto: Prefeitura de Itabira

Representando a família escolar, servidora pública, Dulce Citi, falou sobre o retorno do programa e a importância da participação da família na vida escolar das crianças. “Como integrante da família CMEI, só tenho a agradecer, pois vejo em casa a alegria dos meus netos de irem para a escola. Isso é sinônimo de que estão sendo bem acolhidos, com profissionais capacitados. O projeto Escola de Pais, paralisado desde 2018, ganha um novo formato para as ações realizadas nos próximos anos. A metodologia é focada nas reflexões das relações sociofamiliares.

Cláudia Bragança. Foto: Prefeitura de Itabira

Os temas trabalhados são estratégicos para proporcionar um ambiente atrativo e acolhedor. Serão realizadas ações de caráter preventivo com círculos de debates, seminários, palestras e reuniões. As atividades contam com a participação de profissionais especializados envolvendo a equipe da educação, psicólogos e assistentes sociais. O projeto alcançará as 21 unidades de creches existentes no município, 12 conveniadas ou parceiras, e nove geridas diretamente pela SME. O atendimento será estendido para as CMEIs dos distritos: Ipoema e Senhora do Carmo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *