AgroWin busca interessados em participar da Cadeia Produtiva da Banana

Nesta semana, quarta-feira (24) em Ipoema e Senhora do Carmo, e na quinta-feira (25) no Sindicato Rural, interessados em fazer parte da Cadeia Produtiva da Banana tiveram a oportunidade de se inteirar do programa do AgroWin, a ponto de fortalecerem o grupo. Nas três reuniões de divulgação da atividade, os participantes puderam ser orientados também sobre a Central de Compras de Insumos Agrícolas, tendo em vista aquisição de calcário até o fim de agosto, e o andamento do programa de análise do solo, justamente para receber correção através do mineral calcite.

“As reuniões, na zona rural e urbana foram muito boas e produtivas. Nós ficamos satisfeitos pela participação, e conseguimos levar a ideia, além de divulgar tanto a Central de Compras, como da Cadeia Produtiva da Banana. A ideia é expandir e atrair um maior número de produtores para fortalecer o grupo e atender esse grande mercado da banana, além de mostrar como funcionam as compras coletivas, para continuar a divulgação para adesão”, disse Mauro Ferreira, técnico extensionista da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Já são oito produções fomentadas pela Prefeitura de Itabira.

“Fizemos um trabalho desde 2017, com resultados já em 2019. Notamos que  consumo da banana em Itabira é muito grande, e 95% do índice comercializado vem de fora: Nova União e Ceasa. Em pesquisa nos supermercados, perguntamos se absorveriam a produção local. Em busca desse mercado, tivemos uma aceitação muito boa. Temos aqui, demanda de supermercados com 150 caixas por semana. São oito produtores no AgroWin que produzem 80 caixas, e o preço bem melhor. Nosso objeto é ampliar com novos produtores”, explicou o líder do grupo de produtores, Alamir Zeferino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *