Data lembra conscientização sobre Doença Inflamatória Intestinal (DII)

Ação acontece na próxima sexta-feira (19), dia mundial de conscientização da doença que atinge cerca de 300 mil brasileiros. A Doença Inflamatória Intestinal (DII) engloba enfermidades crônicas que inflamam os intestinos em intensidades variadas, sendo as principais, a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. De acordo com dados recentes, estima-se que milhares de pessoas no Brasil sofram de DII. A doença atinge principalmente o adulto jovem na faixa dos 30 anos de idade, com forte impacto social e econômico. As regiões Sul e Sudeste são os locais com maior frequência da doença.

“Os sintomas mais comuns são diarreia crônica, com ou sem sangue, dor abdominal e emagrecimento”, alerta o gastroenterologista, Adérson Omar Mourão Cintra Damião. Ainda de acordo com o especialista, os sinais e sintomas podem incapacitar e comprometer atividades rotineiras. “A doença não tem cura até o momento, porém, é possível diminuir a inflamação e alcançar a remissão, com controle dos sintomas e a redução da chance de complicações se diagnosticada precocemente”, alerta o médico. O tratamento varia de acordo com a fase e gravidade da doença.

O diagnóstico envolve desde o histórico do paciente, até a realização de exames laboratoriais (geralmente sangue e fezes), procedimentos de imagem (ultrassom, tomografia e ressonância) e endoscópicos, estes últimos permitindo a verificação da área inflamada e realização de biópsias. Entre as opções estão orientações dietéticas, medicamentos, cirurgias e, em casos mais severos, transplante de intestino ou medula óssea. “Hoje temos disponíveis no mercado potentes medicamentos biológicos, que agem contra essas inflamações de forma eficiente”, destaca o gastroenterologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *