André Viana pede diálogo junto a Valia para correção de benefícios de aposentados e pensionistas

André Viana. Crédito: Sindicato Metabase

Em carta aberta dirigida aos trabalhadores e à mineradora Vale S.A, o presidente do sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira, pede a abertura de diálogo, franco e respeitoso em torno dos critérios estabelecidos para as futuras aposentadorias de seus empregados, como também dos proventos que a Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social (Valia) paga aos seus aposentados, viúvas e pensionistas. “Com participação clara em sua gestão e administração, inclusive, em sua diretoria e conselhos deliberativos e fiscais,” disse André Viana, também representante dos trabalhadores no Conselho de Administração.

Ele entende que a revisão é necessária devido às perdas ocorridas pela reforma da previdência, acarretando mudanças na Valia, com impacto direto nos proventos, impactando negativamente a subsistência futura dos mais de 64 mil empregados, para uma aposentadoria digna. O sindicalista e conselheiro entende que a empresa tem plena condição de interceder junto à Valia. “O bom diálogo e o equilíbrio com uma relação honesta, transparente e madura que devemos sempre perseguir na incessante busca pela importante plenitude da transformação cultural que a companhia Vale tem se obstinado neste tempo,” afirma o sindicalista.

Como a Vale está comprometida com as práticas que visam relação saudável e sustentável, as quais incluem os seus empregados, aposentados e pensionias. André Viana vê como sendo fundamental abrir essa negociação com a Vale, para que sejam revistos critérios e políticas no sentido de assegurar uma complementação justa aos aposentados e pensionistas. Também os empregados que se aposentarem daqui para frente, como meio de manter a mesma qualidade de vida que atualmente têm na ativa, assim como também aos que ajudaram, construir e tornar grande a empresa de mineração que é respeitada no país e no mundo.

O pedido de interseção da empresa se dá também por ser a Vale a principal mantenedora da Valia. O fundo de pensão foi fundado em abril de 1973, tendo em sua composição diversas gerações de trabalhadores da mineradora, sua patrocinadora, entre ativos, aposentados e pensionistas. A Valia é hoje o quinto maior fundo de pensão do país. Na carta aberta, o presidente quer que os empregados que trabalharam na empresa antes da criação da Valia, possam ter no futuro, a sua aposentadoria. “Muitos desses aposentados se encontram em difíceis situações de fragilidade econômica e social”, afirma André Viana. Clique aqui e baixe a Carta Aberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *