Itabira: cartão-alimentação do servidor terá 40% de reajuste, e 8% de aumento salarial

Reunião com o Sintsepmi. Foto: Prefeitura de Itabira

Representantes da Secretaria Municipal de Administração (SMA) e do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sindsepmi) se reuniram nesta terça-feira (18) para definições sobre o reajuste anual da categoria. A Prefeitura de Itabira vai conceder 8% de aumento salarial (acima da inflação) e majoração de 40% no cartão-alimentação. O percentual de reajuste salarial apresentado à categoria representa aumento real para os servidores. São 5,63% de recomposição da inflação, além de 2,37% de ganho real. Já o cartão-alimentação, com o reajuste de 40%, passará dos atuais R$ 300 para R$ 420.

Gabriel Quintão. Foto: Arquivo

O Projeto de Lei será encaminhado para a Câmara assim que aprovado em assembleia do Sindsepmi. “Apresentamos uma proposta que contempla as regulamentações orçamentárias e que, ao mesmo tempo, representa ganho real para todos os servidores de Itabira. Esse indicador é fruto de um minucioso estudo, de responsabilidade com a gestão dos recursos e, principalmente, uma continuidade da política de valorização que já é adotada pela atual gestão desde 2021”, afirmou o gestor da SMA, Gabriel Quintão. Com o novo reajuste, os servidores públicos municipais terão acumulado cerca de 30% de aumento salarial em menos de dois anos e meio.

O cartão alimentação foi ampliado a todos os servidores e contratados e não mais a uma faixa restrita, como era antes. A Prefeitura de Itabira também retomou o pagamento em espécie das “Férias Prêmio” e antecipou a data de pagamento mensal para o último dia útil de cada mês. Outra medida foi a determinação de que o salário mínimo municipal seja um valor acima do salário mínimo geral. Para os estagiários, a majoração foi de 25% nas bolsas mensais. Durante a reunião com os representantes dos servidores, o secretário de Administração deu detalhes do prosseguimento do Plano de Cargos, Salários e Carreiras da categoria.

Segundo Gabriel Quintão, a minuta do projeto estará disponível para o Sindsepmi em um mês, e enviada ao Poder Legislativo. “Essa é a última data-base antes da finalização do Plano de Cargos, que já vai contemplar melhorias para os servidores. Estamos agindo com muita responsabilidade, para que os avanços sejam contínuos, o que, claramente, é uma política desta gestão. Há uma determinação do prefeito Marco Antônio Lage de que haja a valorização do servidor para que isso impacte positivamente no serviço prestado ao cidadão. O Plano de Cargos está por detalhes e será mais um passo que a gente vai dar para ter um serviço público justo”, finalizou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *