Novos hábitos no uso de energia elétrica em dias quentes levam a economia na fatura

O outono marca a transição das altas temperaturas, que são características do verão, para os dias mais frios, que são a marca do inverno. Nesta época do ano que apresenta um clima mais ameno, a Cemig volta a orientar os seus clientes para o uso racional de energia elétrica. A economia começa com a mudança de hábitos. Segundo o engenheiro de Eficiência Energética e Sustentabilidade, Thiago Batista, adotar atitudes simples no dia a dia pode auxiliar na redução do consumo. Uma orientação simples indicada pelo especialista é que os clientes verifiquem o estado da borracha de vedação de refrigeradores e ajustem o termostato desses equipamentos, considerando que a temperatura do ambiente está mais baixa.

Crédito Cemig Divulgação/Istock

Se as portas não estiverem fechando corretamente, a geladeira ou o freezer irão gastar mais energia para resfriar os alimentos. “A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em uma residência, principalmente devido ao ‘abre e fecha’. Além disso, é importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no seu interior, pois isso sobrecarrega o refrigerador e consequentemente aumenta o consumo de energia. Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha, se ela sair com facilidade está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira”, afirma Thiago Batista.

O engenheiro de Eficiência Energética e Sustentabilidade também ressalta que, reduzir o tempo embaixo do chuveiro é recomendado, pois nos dias mais frios é comum a utilização do equipamento na potência máxima, que permite banho mais quente, mas aumenta o consumo de energia. O ideal é manter o chuveiro na posição verão. Apenas com esta mudança, a redução do consumo de energia pode chegar a 30%. Outra dica recomendável é, ao se utilizar a máquina de lavar roupas, colocar de uma só vez a quantidade máxima de peças indicada pelo fabricante, diminuindo assim a quantidade de vezes de utilização do eletrodoméstico. O ferro elétrico também só deve ser ligado quando houver uma grande quantidade de roupas para passar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *