Itabira: duas reuniões para alinhamento de estratégias para mitigar ameaças em escolas

Foto: Prefeitura de Itabira

Em reunião realizada no 26º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Itabira, dia 13 de abril, autoridades, representantes do Governo Municipal e o comando da PM discutiram medidas que serão adotadas no município para levar mais segurança às escolas. A ideia é construir junto a órgãos competentes protocolos de com ações imediatas de proteção a alunos, professores e toda a comunidade escolar. Desde o início da semana, o efetivo da PM está visitando as escolas da cidade e intensificando as rondas. O serviço de inteligência também está atento a rumores divulgados em grupos de WhatsApp e outras redes sociais.

Participaram do encontro: o prefeito Marco Antônio Lage, os secretários Danilo Alvarenga (Governo), Laura Souza (Educação), Hugo Gomes (Gabinete) e a assessora de Projetos e Captação de Recursos, Paola Soares, atualmente responsável pelas pautas de segurança, e os vereadores Júber Madeira, Bernardo Rosa e Weverton Andrade. Representando a PM estiveram presentes o comandante da Unidade, Tenente-coronel Fábio Barcelos e dois oficiais. Nas escolas da rede municipal, também já existe a determinação de que os portões sejam mantidos trancados e controle rígido do acesso de pessoas desconhecidas.

Foto: Prefeitura de Itabira

Em caso de qualquer rumor ou desconfiança de atitudes suspeitas nos arredores da escola, a orientação é o contato imediato com a PM. Uma nova discussão com autoridades ocorreu nesta sexta-feira (14), em reunião com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). A polícia passa a ampliar o monitoramento de redes sociais, identificando alunos que por ventura postem conteúdo que atente contra a paz nas escolas; além do recebimento e apuração de todas às denúncias de atitudes suspeitas; de visitas pela Patrulha Escolar; e em casos de flagrante a polícia vai comunicar a Direção Escolar e agir.

Caso seja necessária a realização de buscas por armas, drogas e similares, junto às pessoas que estão sob responsabilidade da instituição educacional, ou se decida investigar os ambientes da escola, cabe à Direção designar responsáveis para acompanhar a ação policial. A Prefeitura de Itabira vai ampliar o controle rígido de acesso às escolas com critérios de identificação dos visitantes mesmo que sejam pais de alunos, para garantia da segurança de todos. Não haverá exceções: todos devem ser identificados e a motivação da visita devidamente comunicada à direção da instituição, que autorizará ou não a entrada de visitantes, entre outras ações.

Foto: Prefeitura de Itabira

Todas as vezes que necessitarem entrar em uma escola pública os pais deve dirigir-se à secretaria, identificar-se e explicar suas intenções, para que possa se manifestar quanto à autorização da entrada. Necessário entendimento para um processo que será mais moroso, mas garantirá maior segurança nas dependências das escolas. Os pais devem acompanhar a rotina de seus filhos, verificarem conteúdo acessado nas redes sociais, verificar o que eles levam nas mochilas, e pedir auxílio aos orientadores pedagógicos caso identifiquem mudança de comportamento, especialmente em casos de agressividade.

Todos os alunos devem comunicar aos pais e ou professores qualquer rumor de violência; avisar aos responsáveis e educadores sobre mudança de comportamento de colegas, agressividades e ou ameaças. A comunidade pode ajudar ao perceber indivíduos com comportamentos suspeitos rondando as escolas, ligar imediatamente para 190. Além de não disseminar fake news, fortalecer os laços comunitários e a coesão social garantindo monitoramento por parte da comunidade de pessoas em atitudes suspeitas. Haverá sistema de videomonitoramento, e encaminhamento para assistência social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *