Entenda detalhes sobre os abonos do PIS e Pasep

Maria Edduarda, diretora administrativo-financeiro

Os trabalhadores nascidos em maio e junho devem ficar atentos, pois começa 17 de abril o período para saques referentes ao abono do Programa de Integração Social (PIS), e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Milhares de trabalhadores deixam de receber uma renda extra muito interessante, que pode chegar à R$ 1.303.

Neste ano estes Abonos Salariais estão sendo pagos no período entre 15 de fevereiro e 28 de dezembro, referente ao ano de 2021 datas que já haviam sido aprovadas pelo (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, serão liberados este ano R$ 24,4 bilhões.

“Não buscar esse direito é sinal de desconhecimento da população brasileira, que já passa por muita dificuldade, realmente é um valor considerável. É imprescindível buscar os recursos disponíveis para ter melhores condições de vida. Portanto, é preciso divulgar para que os que mais necessitam não percam esse direito”, alerta o consultor trabalhista Josué Pereira de Oliveira.

O abono salarial PIS para funcionários da iniciativa privada e Pasep para funcionários públicos, destinado aos trabalhadores formais. Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários-mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento (2021).

O valor do abono salarial pode chegar a um salário-mínimo, de acordo com a quantidade de meses trabalhados em 2023 e os pagamentos serão realizados com base nas datas de nascimento dos segurados, e pode sofrer variações. A título de exemplo, nascidos nesta segunda-feira (17) têm a data destinada para o saque do benefício até 28 de dezembro do corrente ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *