Aumenta demanda por instalação de usinas fotovoltaicas

Com a pauta da sustentabilidade ambiental cada vez mais presente nas empresas, o investimento em energia solar fotovoltaica tem sido uma aposta para empresários de motéis de olho na economia na conta de luz. Além da conta mais barata no final do mês, a aposta em energia solar (que é considerada limpa, já que não causa danos ao planeta e é renovável) mostra aos hóspedes do setor de que o motel é uma empresa amiga do meio ambiente. Essa é uma tendência no setor de acordo com a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis).

Dono de motéis em Minas Gerais, o empresário Novely Filho investiu nessa matriz energética para reduzir as contas de luz em alguns dos seus motéis. Pioneiro em apostar em energia limpa na motelaria, o investimento valeu a pena. “A energia solar é uma tendência para todos empreendimentos que têm a energia elétrica como um gasto relevante na sua base de custos e os motéis se encaixam nesse cenário porque funcionam 24 horas por dia e possuem muitos equipamentos que consomem energia”, afirma o empresário e diretor da ABMotéis.

Ele ainda acrescenta que atualmente 20% dos motéis da região estão com usinas implantadas e em desenvolvimento, e que a expectativa é de que em 2028, 40% dos estabelecimentos tenham geração de energia solar em seus telhados. Na motelaria, o empresário pode usar a energia solar fotovoltaica para substituir, por exemplo, matrizes energéticas que acabam gerando um custo maior na conta de energia, como gás e lenha para o uso de bombas de calor para o aquecimento da água do seu motel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *