Dia Mundial da Atividade Física: 40% dos brasileiros são sedentários

O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado no dia seis de abril e a data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), surge para combater o sedentarismo e promover ações de conscientização da população sobre a importância de adotar um estilo de vida fisicamente mais ativo. Uma pesquisa divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, na população de 18 anos ou mais, 40,3% dos brasileiros são sedentários. Além disso, doenças relacionadas ao sedentarismo também preocupam os órgãos de saúde brasileiros.

De acordo com a OMS, 30 minutos de atividade física, de intensidade leve a moderada, a partir de duas vezes por semana, já é um bom começo para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças relacionadas ao sedentarismo. “O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares e crônicas não transmissíveis. Entre outros benefícios, o exercício físico pode trazer melhorias para as relações sociais, reduz a pressão arterial, o estresse, melhora a autoestima, confiança e traz regulação emocional”, comenta Guilherme de Almeida Leite.

Pensando nesses benefícios, saiba como começar a se movimentar

Encontre uma atividade que goste

Existem diversos motivos para praticar exercícios físicos e um incentivo imediato para começar a se movimentar é encontrar uma atividade que goste e se adapte melhor, dando um “empurrão” para esse processo. “O primeiro passo é definir quais são os projetos e metas e a partir disso, escolher os exercícios indicados para esse objetivo”, diz Guilherme. E o gerente ainda afirma que ninguém tem paciência para fazer o que não gosta, principalmente quando não está acostumado com essa rotina, portanto, encontrar a atividade ideal para cada gosto deixará a pessoa mais animada.

Adaptação deve ser leve e sem exageros

Guilherme Leite comenta ainda que os exercícios iniciais devem ser elaborados com menor complexidade, que não irão trabalhar com cargas altas e não terão grande volume de séries por sessão. “Usamos exercícios de empurrar, puxar, agachar e levantar com os membros inferiores e também um ou dois específicos para os estabilizadores de coluna. Sempre aqueles que envolvem os principais grupos musculares de forma multiarticular, ou seja, não priorizamos exercícios chamados isolados nesta fase,” destaca 40% dos brasileiros são sedentários, especialista conta como sair da inércia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *