Saiba quando é hora de obter crédito consignado

Foto: Agência Brasil

Em relação aos empréstimos consignados, o Governo Federal quis reduzir as taxas de juros, mas, agora, não rá mais. A última notícia é que foi dado o prazo de até a próxima terça-feira (28) para a definição do novo teto dos juros. A redução dessas taxas pode potencializar a tomada desse tipo de crédito por esse grupo de pessoas. Reforçando que o empréstimo consignado é uma realidade muito utilizada para os brasileiros, mas esconde uma grande preocupação segundo o presidente de instituição para educação financeira, Reinaldo Domingos.

A decisão pela tomada do crédito deve ser planejada, para quem precisa de crédito com juro baixo. Por outro lado, pode incentivar que pessoas tomem mais vezes esse dinheiro sem necessidade real, e aí mora um risco. “Fato é que muitas famílias estão com problemas financeiros, contudo, a situação se agrava para os que solicitaram empréstimo consignado sem planejamento e sem a percepção do real impacto que isso terá nas finanças. Uma linha que pode ser interessante pode se tornar uma grande ameaça”, alerta Reinaldo Domingos.

Os problemas relacionados ao empréstimo consignado vêm da falta de educação financeira, o que faz com que essa forma de crédito, que pode ser um benefício, se torne uma das principais formas de endividamento da população. “O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo na qual o trabalhador vincula o pagamento ao seu salário, ou seja, as parcelas são descontadas antes mesmo de o valor ir pra conta. O lado positivo é que isso faz com que os juros sejam menores”, explica Reinaldo Domingos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *