Unifei tem projeto feminino classificado na plataforma: “Futuras Cientistas”

Foto: Nathalia Gonçalves Simões

O projeto Garotas Geek da Mantiqueira, desenvolvido na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi escolhido por meio de edital para o programa “Futuro Cientistas”, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a coordenação do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), de Pernambuco. O programa possui como objetivo estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do Ensino Médio nas áreas de Ciência e Tecnologia, setores que ainda são majoritariamente masculinos.

Desta forma, busca contribuir para a equidade de gênero no mercado através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa. Na Unifei, o projeto Garotas Geek da Mantiqueira é coordenado pela professora Milady Renata Apolinário da Silva, do Instituto de Física e Química (IFQ); a técnica de eletrônica Patrícia Rodrigues de Araújo, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), e a estudante Nathalia Gonçalves Simões, do curso de Engenharia Hídrica, e tem como base oficinas de robótica, com participação prevista no programa Mulheres na Liderança, oferecido pela ONG americana Leading Change Foundation.

Foram selecionadas para o projeto as professoras Aline Cristina Passos, de Sociologia, e Cíntia Torres Lemes Galvão, de Física, ambas da rede pública de Minas Gerais, além da estudante Milena Pimenta Teófilo, aluna do 3º ano do Ensino Médio no município mineiro de São Tomás de Aquino, que conseguiu financiamento no transporte até o campus da Unifei. “Ao saber que fui selecionada para participar do programa Futuras Cientistas, recorri ao prefeito Daniel, com um pedido de ajuda para que pudesse me locomover até a cidade de Itajubá. Gostaria de agradecê-lo por confiar, movimentar-se conosco nessa caminhada e apoiar a minha ida até Itajubá com a disponibilidade de arcar com os custos de transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *