Especialista explica a importância da liderança pessoal e autoresponsabilização

Fonte: Internet

A liderança pessoal ou autoliderança pode ser definida como a habilidade que o indivíduo tem de liderar a si mesmo, assumindo o gerenciamento de pensamentos e comportamentos para alcançar objetivos. A autoliderança é responsável ainda por garantir equilíbrio emocional diante dos desafios, estabelecer cooperação entre os membros da equipe e apoiar o crescimento do negócio, por exemplo. Mas para conseguir praticar esse conceito, é necessário praticar primeiro a autorresponsabilidade

A auto responsabilização está ligada à capacidade que  cada pessoa tem de se responsabilizar por tudo que acontece nas próprias vidas. Seja positivo ou negativo, e também o que influencia direta ou indiretamente. “ Um líder nunca deve culpar os outros pelas próprias decepções, fracassos e erros de gestão, pois reconhece a importância da autorresponsabilidade. Se você perceber que tem atribuído a responsabilidade de sua liderança a outros, é hora de reassumir o comando”, afirma a especialista em Gestão de Negócios, Cilene Noman.

A autoliderança beneficia todas as áreas, pois compreender limites e habilidades ajuda a estabelecer o esforço necessário. “Entender bem quais são os seus limites é também saber, exatamente, em que áreas da sua vida são necessárias trabalhar mais a fundo e quais já podem te guiar com mais segurança em suas escolhas”, destaca Cilene Nomam. É necessário avaliar decisões e atitudes; identifique se está culpando alguém, pelos resultados, entre outras observações valiosas, aponta à especialista em Gestão de Negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *