A inovação é capaz de tornar empresas mais competitivas

Imagem: Freepik

A inovação é uma necessidade constante para as empresas que buscam se manter competitivas em um mercado cada vez mais acirrado. No entanto, a inovação não se resume apenas a novas tecnologias e ideias futuristas, mas sim à aplicação de boas ideias que agreguem valor ao negócio em forma de produtos, serviços ou aperfeiçoamentos. Para André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez, um dos principais desafios é definir um objetivo claro para a inovação. “É importante mapear os desafios da sua empresa, alinhar a inovação com a estratégia e buscar soluções que atendam às suas necessidades”, afirma.

A partir do momento que a empresa possui um objetivo definido, ela deve partir para a prática de ações e estratégias que devem ser permeadas e difundidas pelos colaboradores. “Para a inovação estar na cultura da empresa, ela deve se estender desde os líderes até os colaboradores. Ao incluir todo mundo, a inovação se expande, estimulando ideias em vários setores. O conhecimento fortalece as estratégias e capacita as pessoas para executar as metodologias inovadoras. Isso pode ser alcançado por meio de treinamentos e ações diárias que despertam um novo mindset coletivo,” explica.

Todo aprendizado pode ser aplicado, então vale fazer benchmark, encontros de relacionamento e participar de eventos sobre o tema. “Nós implementamos em 2018 o Vetor AG, programa de inovação aberta, que já é o maior o do setor de engenharia e construção, e desde então já realizamos mais de 1500 conexões com startups de diversos setores, que de alguma forma se encaixavam com a nossa empresa. Essas conexões permitiram que a gente acelerasse processos dentro e fora dos canteiros de obras, não só ligadas a engenharia mas também a Recursos Humanos, sustentabilidade e tecnologia”, afirma Medina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *