As novas mesas interativas serão ferramenta auxiliar para os processo de aprendizagem, e atenderão preferencialmente aos alunos com necessidades especiais
Com investimento de aproximadamente R$ 12 milhões novos equipamentos modernos de informática, robótica e programação, estarão a disposição de alunos da rede pública de educação, preferencialmente estudantes com autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e síndrome de down, entre outras. O objetivo é que a mesa tecnológica “Play Table” contribua para o processo de ensino aos alunos especiais.
O prefeito Marco Antônio Lage e a secretária municipal de Educação, Laura Souza, foram nesta segunda-feira (6), ao Colégio Municipal Professora Didi Andrade, acompanhar o treinamento dos educadores, e conheceram a tecnologia educacional. Duas mesas interativas em cada instituição de ensino, o equivalente a 54 equipamentos. Na escola Didi Andrade, as mesas estão na Sala de Recursos.
A inovação é pioneira no Estado. “Vocês estão sendo formados para se tornarem cidadãos. O que tiver de melhor em tecnologia no mundo nós vamos trazer para Itabira. Quero que vocês, como jovens, tenham a oportunidade de trabalhar com a tecnologia. O futuro de Itabira está ligado à inovação e vocês vão fazer parte disso. Aqui, na escola, o amanhã é feito hoje”, disse o prefeito aos alunos do Colégio Municipal.
“Este investimento expressivo em recursos tecnológicos foram realizados no final de 2022. As mesas auxiliam no aumento da independência dos alunos que utilizam as salas de recursos, sendo particularmente importantes para o desenvolvimento dos alunos autistas. A atual gestão da Prefeitura de Itabira entende que a educação tem que ser inclusiva, propiciando a todos os alunos as mesmas oportunidades”, disse a secretária Laura Souza.
Durante a visita, a equipe da Prefeitura de Itabira a reação dos alunos ao interagiram com os jogos na mesa tecnológica da Sala de Recursos. O treinamento dos professores de informática, com os kits de robótica terá carga horária de 32 horas/aula, para que estes profissionais estejam aptos a utilizarem os recursos de acordo com a proposta didática. Os materiais começam a ser utilizados alunos em abril, nas aulas de informática.
Fotos: Prefeitura de Itabira
Deixe um comentário