Imunização bivalente contra o coronavírus começa a ser administrada em Itabira

Crédito: Portal Gov.Br

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou em Itabira, nesta segunda-feira (6), a vacinação com o imunizante bivalente, novo reforço da vacina contra a covid-19, eficaz contra novas cepas e variantes. Seguindo o Programa Nacional de Imunização (PNI) de 2023, as doses Pfizer serão administradas em grupos de pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Nesta primeira etapa, serão vacinadas pessoas com 80 anos ou mais e os imunossuprimidos. Idosos da instituição de longa permanência “Lar de Ozanam” receberam a aplicação semana passada.

O esquema vacinal para os grupos prioritários, será de uma dose da vacina para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses monovalentes. O intervalo será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última do esquema básico. As pessoas que estiverem incluídas nos grupos elencados para a vacinação precisam manter o cartão de vacina atualizado, conforme as recomendações do Ministério da Saúde (MS), pois, apesar da doença controlada, o vírus ainda circula. Confira o esquema vacinal definido para a vacina bivalente nas Unidades de Saúde.

Na segunda-feira (6) na Policlínica e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto Vila Santa Rosa/Centro; e Praia I. Na terça-feira (7) na Policlínica e UBSs, exceto Vila Santa Rosa/Centro; e Praia I. Na quarta-feira (8) em todas as UBSs, exceto Amazonas/Areão; Praia II/Juca Rosa; Vila Santa Rosa/Centro; e Praia I. Na quinta-feira (9) exceto UBSs Joao XXIII/Machado; Gabiroba de Cima I e II; Vila Santa Rosa/Centro; e Praia I. Finalmente na sexta-feira (10) todas as UBSs, exceto Vila Santa Rosa/Centro; e Praia I. É exigido o uso de máscaras nas Unidades de Saúde.

É necessário levar a caderneta de vacinação e os documentos pessoais, além do comprovante de endereço. A campanha contra o coronavírus continua com a aplicação dos imunizantes em bebês e crianças. O cronograma se mantido enquanto tiver doses disponíveis. Caso haja indisponibilidade, a SMS solicita que o usuário aguarde a chegada de novas remessas. As UBSs estão abertas para imunização dos usuários por livre demanda, entre 8h e 16h. A Policlínica funciona entre 7h30 e 16h30. As UBS Vila Santa Rosa/Centro e Praia I estão com as salas de vacinação fechadas por causa das reformas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *