Internauta que opta por cartão virtual tem maior segurança nas transações financeiras

Especialista em meios de pagamento, Lucas Iván Gonzalez, responde porque usar esse modelo de cartão é uma ótima saída para evitar fraudes

O cartão virtual é um meio de pagamento criado prioritariamente para compras feitas pela internet e um dos mais seguros para realizar transações no ambiente online e evitar fraudes. Isso porque por não constar no campo físico, esse tipo de cartão possui sistema de segurança com tecnologias capazes de mitigar golpes muito comuns, além da impossibilidade de ser roubado. Lucas Iván Gonzalez, especialista no setor, listou motivos que fazem esse tipo de meio de pagamento mais seguro, em detrimento do cartão físico.

O fato de não existir de maneira palpável faz com que esse tipo de meio pagamento esteja livre de transações indevidas causadas por roubo, troca de cartões (golpe muito comum atualmente), inserção do cartão em maquininhas fraudadas, entre outros. Diferente de outros meios de pagamento, o cartão virtual possui tempo de uso pré determinado. Alguns possuem duração de 24h, 48h ou 72h. Em outros o uso é definido pelo número de uso, podendo ser de uso único (em uma única compra) ou por quantidade de aquisições.

“Esse mecanismo é ideal para quem quer comprar no e-commerce, mas tem dúvidas sobre a segurança, ou até para quem não está habituado a comprar no ambiente online e quer testar e se sentir seguro”, explica Gonzalez. E com esse mecanismo mesmo que tenha registrado o cartão em diversos sites de compra seus dados permanecem protegidos. “Um dos grandes problemas do ambiente online é o uso indevido dos dados. Garantir a segurança das informações, de diversas maneiras, é um grande diferencial do cartão virtual,” revela.

Esse tipo de meio de pagamento não está atrelado ao cartão físico, ou seja, se o físico for roubado o virtual continua funcionando sem nenhum risco. “O mesmo acontece no caso de precisar bloquear o virtual, seu cartão físico continua em uso”, analisa o especialista. O cartão virtual pode ser gerado via aplicativo mesmo antes do desbloqueio do físico. Dependendo da instituição financeira, é necessário um cadastro simples vinculado ou não com seus dados bancários. E pode também ser cancelado no tempo de um clique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *