Vantagens da embalagem de vidro, material 100% reciclável

Foto: Portal Lubes

Artigo de Alaércio Nicoletti (Professor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie)

O vidro é um material sólido, amorfo e pode ser utilizado nas mais variadas aplicações como construção civil, indústria em geral, como nos carros e nas embalagens, apresentando propriedades de conservação do seu conteúdo por ser impermeável, mau condutor térmico e não reagente. Além disso, o vidro cumpre os requisitos sustentáveis por ser possível sua reutilização e reciclagem sem perdas em massa.

Uma embalagem de vidro, que pode ser facilmente moldada na sua fabricação, assume ainda formas e tamanhos variados em sua fabricação, o que permite criatividade na concepção de seu design. Talvez por isso e pelas suas propriedades de conservação, sejam os contentores vítreos tão amplamente utilizados na indústria de alimentos e bebidas.

Quando o assunto é sustentabilidade, contudo, sua importância é fundamental para a indústria de embalagens, visto que a mescla de cacos de vidro na produção de novos produtos reduz o consumo de recursos naturais como areia, barrilha e calcário, além de reduzir o consumo de energia e, consequentemente CO2, pois o caco já processado uma vez permite diminuir a temperatura de fundição nos fornos.

Uma garrafa de vidro, por exemplo, pode ser envasada mais de 20 vezes, sendo que embalagens produzidas na década de 1990 ainda são encontradas no mercado. Mesmo com marcas externas de rolagem na fabricação, o líquido é preservado e livre de contaminantes, assegurado pela correta limpeza interna e externa nas linhas de produção.

Um hábito que era obrigatório até a década de 1970, quando surgiram as primeiras latas, e foi gradualmente substituído pelo comodismo dos consumidores, as garrafas de 300, 600 e 1.000 mL podem voltar à casa dos consumidores, gerando apenas levar as embalagens vazias para trocar no distribuidor, seja mercado, venda ou qualquer local de compra. O custo é menor, o planeta e a sociedade agradecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *