Atraso nas obras de expansão da Unifei domina debate na Câmara de Itabira

Neidson Freitas

Na reunião do Poder Legislativo, realizado nesta quinta-feira (23) devido a semana de Carnaval, novamente tratou do atraso na entrega das obras de expansão do campus Itabira, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Discurso incisivo do vereador Neidson Freitas cobrou mais uma vez, respostas quanto ao atraso na construção dos novos prédios.

Segundo o parlamentar, a população itabirana tem o direito de saber os motivos dos atrasos nas obras dos três prédios no valor de R $100 milhões, através de recursos disponibilizados pela Vale a Prefeitura Municipal. Ele questionou a forma de administrar as obras, e sugeriu que o prefeito Marco Antônio Lage fosse a público esclarecer os motivos, em uma forma de prestação de contas.

Ainda no segmento educação, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) que institui comissão de conscientização, prevenção, enfrentamento à violência e promoção dos direitos da criança e do adolescente, em escolas públicas de Itabira. A proposição de autoria do vereador Weverton Santos Andrade “Vetão” foi aprovada por unanimidade na primeira discussão.

Julio Contador

O  objetivo é estruturar mecanismos para que os educadores possam identificar, encaminhar e acompanhar qualquer violação do direito dos jovens em instituições públicas. Júlio César Araújo “Contador” cogitou a possibilidade de emenda para incluir escolas privadas, ambíguas na função de instruir e educar, além de garantir todos os direitos das crianças e adolescentes.

“O PL visa contribuir com a promoção de um ambiente escolar seguro, de acolhimento para crianças e adolescentes, facilitando ações de prevenção, notificação e encaminhamentos das situações de violência identificadas dentro e fora da escola. É uma iniciativa extremamente bem-vinda, em especial, neste momento pós-pandemia, que tanto impactou os alunos”, disse Júlio Contador.

O parlamentar defende matéria que normatiza processo de transição de governo, na Administração Direta e Indireta. Proposição que foi aprovada por unanimidade, em primeira discussão e votação. A matéria traz o dever legal  e democrático da alternância no poder, mesmo na troca de personagens que ora assumem o Poder Legislativo/Executivo.

Rose Félix

“O momento de transição é delicado para o município e exige responsabilidade, tanto daquele que deixa a administração, quanto daquele que irá assumir. Em primeiro lugar sempre deve estar o interesse público, sendo certo que é na passagem ordenada do Poder, sem perda do ritmo, da continuidade e do comando da ação governamental”, explica o autor do texto.

Rosilene Félix “Rose”, trouxe ao plenário, contratos da  Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito, através de pedido junto Ministério Público. “Eu não deixarei de cumprir o meu papel como parlamentar. Com os documentos em mãos vou apurar se os gastos com obras estão condizentes com os resultados que temos visto na cidade,” falou a vereadora

Engrossando o discurso de oposição, os pares: Robertinho Fernandes “da Auto-Escola” e Luciano Gonçalves “Sobrinho” também cobraram do Poder Executivo Municipal, agilidade no processo de execução de algumas obras no município. A próxima sessão plenária da Câmara de Itabira, volta no horário de rotina: terça-feira (28), às 14h, no plenário do Poder Legislativo Municipal.

Fotos: Câmara de Itabira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *