Projeto pretende combater pobreza menstrual em Nova Era

Combate à pobreza menstrual em Nova Era

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Nova Era lançou em fevereiro, o projeto “Absorvendo Bem-Estar”, para combater a probreza menstrual, beneficiando famílias assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Os absorventes serão incluídos nas cestas básicas. O objetivo é permitir que todos tenham acesso a higiene de forma digna. A pobreza menstrual é pouco visto, que atinge milhares de mulheres que não tem acesso com frequência necessária e são obrigadas a usar métodos não indicados.

Na cidade de Nova Era há evasão de alunas no período menstrual, por não possuir os itens necessários para o cuidado, sendo considerado projeto de saúde pública, ligado a educação, saneamento básico, dignidade e inclusão social. O principal objetivo é assegurar vida saudável, e promover o bem-estar para as as mulheres em risco-social, além de reduzir a evasão escolar durante o período menstrual, além de garantir que as famílias em vulnerabilidade socioeconômica, tenham acesso aos itens básicos de sobrevivência.

Lançamento do projeto no Cras de Nova Era

“A menstruação, apesar de ser uma questão fisiológica tão comum, ainda parece ser um tabu cercado por desinformação. Por isso, observa-se também a importância de propagação de mais informações e educação, para que crianças e jovens tenham consciência de seus corpos e processos fisiológicos sofridos, para que a menstruação deixe de ser um tabu, e seja encarado da maneira correta um processo natural vivido por corpos femininos, que merece cuidado,” destaca a Prefeitura de Nova Era em material enviado a imprensa na tarde desta quinta-feira (23).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *