Empresas emergentes têm a maior probabilidade de fechar

No Brasil, 99% dos empreendimentos existentes são categorizadas como Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Estas também são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), além de gerarem 62% dos empregos de carteira assinada. As PMEs têm uma grande representatividade na economia nacional, mas enfrentam grandes desafios para manter as portas abertas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 21% das empresas fundadas em 2011 continuavam em funcionamento em 2020. Neste mesmo ano, a taxa de sobrevivência de empresas com cinco anos de existência foi de 40,7%. Outro aspecto detectado pela pesquisa é de que empresas de menor porte, com número pequeno de empregados, têm menor probabilidade de sobreviver.

Épocas de crises econômicas são desafios. Na pandemia, pesquisa entre os anos de 2021 e 2022, apontou quais foram os quatro maiores desafios das PMEs, em relação à pandemia, sendo atrair clientes (81%), diminuição do fluxo de caixa (75%), ruptura da cadeia de abastecimento (66%) e o aumento da necessidade de oferecer novos produtos e/ou serviços (66%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *