Vantagens em compartilhar dados entre instituições financeiras para o Open Banking

Muito se fala, atualmente, sobre o Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, que nada mais é do que um conjunto de regras e tecnologias que permitem o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras. A integração dos sistemas é totalmente regulamentada pelo Banco Central do Brasil; sendo assim, os usuários podem contar com este canal seguro e prático para compartilhar facilmente suas informações bancárias com outras empresas.

O Open Banking já é realidade para os brasileiros, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente do que se trata. A iniciativa está de acordo com a evolução da tecnologia digital no Sistema Financeiro Nacional, incentivando a competitividade entre os bancos tradicionais, bancos digitais e fintechs de crédito. Com as informações compartilhadas, novos produtos podem ser criados e oferecidos de acordo com a necessidade real dos clientes, aumentando a oferta, obrigando as empresas a reduzir os preços e melhorar a qualidade de seus serviços, beneficiando diretamente o consumidor final.

“Quando estamos falando de dados pessoais e financeiros, que são informações importantes e valiosas, é natural que a gente se sinta ameaçado e surjam dúvidas e medos. Afinal, ninguém quer ter sua privacidade invadida”, declara Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal. Pensando nisso, a especialista elencou os principais benefícios do Open Banking para os usuários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *