Inflação: para a maioria dos comerciantes, movimento caiu em 2022

Uma pesquisa encomendada pela VR ao Instituto Locomotiva mostra como a economia e alta nos preços afetaram o setor de consumo e varejo. De acordo com o estudo, 72% dos comércios acreditam que o movimento no estabelecimento diminuiu em 2022 por causa da inflação. O levantamento foi realizado no final de 2022 e ouviu responsáveis pela gestão de estabelecimentos comerciais em todo o Brasil.

Em relação à alta dos preços dos produtos e serviços para o estabelecimento comercial, nos últimos 12 meses, a pesquisa revelou que a percepção é unânime. 92% dos estabelecimentos têm a percepção do aumento de preços. O cenário incerto, a inflação e a queda no poder de compra dos consumidores levantam preocupações para os varejistas.

Quando questionados sobre o quanto diriam que estão preocupados com o impacto da inflação, ou seja, com a variação no preço dos produtos e serviços no seu tipo de negócio, 68% dos comércios se dizem muito preocupados, 29% um pouco preocupados e 3% nada preocupados. Dos 68%, 76% são restaurantes, 67% lanchonete/padaria, 58% mercearia/mercado e 78% pizzaria.

“A inflação tem ofuscado a recuperação do faturamento no segmento. O aumento de preços também influencia a decisão de consumo e dificulta a retomada do poder de compra do consumidor. Diante desse cenário, muitos brasileiros buscam formas de economizar, realizando compras mais espaçadas e optando por não consumir fora de casa,” explica Priscila Abondanza, diretora executiva de Experiência do Cliente da VR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *