Universidade Federal de Itajubá assina acordo de intercâmbio científico

Foto: Secom/Unifei

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou em dezembro, evento de assinatura de acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que tem como objetivo o desenvolvimento do projeto “Motor bi-fuel de alta eficiência a etanol e biometano para aplicação em veículos comerciais leves: testes experimentais, hibridização, dual-fuel com hidrogênio verde e análise da pegada de carbono”. O projeto permite incentivar e alavancar a sub-linha de pesquisa “Biocombustíveis e eficiência energética”.

O acordo prevê a parceria da Unifei com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – campus Guaratinguetá, a Universidade Federal do Pará, a FPT Industrial, a Mahle Metal Leve S/A e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá. A Unifei foi escolhida, em nível nacional, para desenvolver um projeto de pesquisa em parceria com a FPT Industrial e a Mahle Metal Leve S/A, empresas de grande porte do setor automobilístico do país, que permitirá o investimento em infraestrutura e formação de alunos da Instituição.

Outras informações sobre o projeto Rota 2030 podem ser conferidas em matéria veiculada no site da Unifei, em setembro de 2022, sobre a inauguração do Laboratório de Ensaios em Motores de Combustão Interna com Novos Biocombustíveis (HVO, H2 e GNR), como parte de projeto desenvolvido com parceria da FPT Industrial e do programa Rota 2030, executado sob a coordenação do professor Christian Coronado, líder do Grupo de Estudos em Tecnologias de Conversão de Energia (GETEC), clique aqui e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *