Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual na Unifei

Foto: Organização do evento/Unifei

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou o 24º Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual, associação sem fins lucrativos que apoia as instituições científicas e tecnológicas de Minas Gerais na área de propriedade intelectual e de gestão da inovação, o que fortalece o desenvolvimento da proteção do conhecimento científico e tecnológico no Estado. O evento, que aconteceu de forma híbrida, contou com a presença do reitor Edson da Costa Bortoni; do pró-reitor de extensão, professor Guilherme Sousa Bastos; do coordenador do evento, Rodrigo Gava, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); da representante da coordenação, professora Juliana Crepalde, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e do chefe da auditoria da Unifei, Leonardo Vaz Ribeiro.

Após a composição da mesa, houve a apresentação do caso de sucesso da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), realizada pela coordenadora administrativa do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, Izabel Cristina da Silva. Em seguida, foi a vez do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Minas Gerais, Norimar de Melo Verticchio, apresentar o caso de sucesso de sua instituição. E para finalizar os eventos da manhã, o pró-reitor de Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, professor João Leandro Cássio de Oliveira, proferiu uma palestra sobre valoração. No período da tarde, houve uma palestra sobre Prestação de Serviços, feita pela procuradora-chefe adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), Rochele Vanzin Bigolin.

Na sequência, foi realizada uma conversa sobre Conflito de Interesse, conduzida pela coordenadora da Comissão Empresarial da Associação Nacional de Pesquisa em Empresas Inovadoras (ANPEI), Patrícia Gestic. E a última atividade do primeiro dia foi uma Sala de Prosa, espaço aberto para compartilhamentos.  No segundo dia, durante a manhã, foi realizada uma plenária reservada aos coordenadores membros da RMPI. À tarde, o coordenador do Fórum de Procuradores-Chefes e da Câmara de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leopoldo Gomes Muraro, proferiu uma palestra sobre Transferência de Tecnologia. Na sequência, Rodrigo de Paula Pereira, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), falou sobre Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *