Equipes da Unifei se destacam no desafio para estudantes de engenharia

A Uirá Aerodesign conquistou o 3º lugar

As equipes Uirá Aerodesign e Uirá Micro, projetos acadêmicos de competição tecnológica  da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) que trabalham com o desenvolvimento de aeromodelos, participaram da XXIV Competição SAE Brasil Aerodesign, evento foi realizado no final de 2022 no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), e que contou com mais de 90 equipes inscritas, sendo uma delas mexicana.

Uirá Micro conquistou a medalha de bronze

Acompanhando a disputa, estiveram presentes professores, alunos, patrocinadores e ex-membros das equipes, que têm como objetivos projetar e construir aviões cargueiros radiocontrolados não tripulados, visando à participação nesse campeonato nacional nas categorias Regular e Micro. Para isso, contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e com o patrocínio de empresas como Aerotron, APC, MK, PlantA, Scorpion, SimScale, Speaking, Tekbond, MinasArt e APA.

Prêmios obtidos em 2022

A Competição SAE Brasil Aerodesign promove o intercâmbio de técnicas e conhecimentos da área de Engenharia Aeronáutica, envolvendo os estudantes em um desenvolvimento de projeto que passa por todas as etapas de construção, desde sua concepção até os testes. A UNIFEI é representada no evento pela Uirá desde 2001 e, em 2022, competiu nas categorias Regular e Micro. Na categoria Regular, competem aeronaves radiocontroladas e com restrições de projeto associadas principalmente às dimensões físicas, à potência dos motores e combustão e à missão de decolagem.

Aeronave da Uirá Aerodesign

O objetivo é carregar a maior carga possível, ultrapassando um obstáculo a 50 metros da pista de decolagem. Já na categoria Micro, a regra é o uso de motor elétrico alinhado com as tendências globais de redução de emissões de carbono, e quanto às suas restrições de projeto, a aeronave deve ser desmontável, caber dentro de uma caixa com volume menor que 0,036 m³ e decolar de uma plataforma de 4,2 metros elevada a 0,9 metro.

Fotos: Equipes Uirá Aerodesign e Uirá Micro / Comissão Organizadora SAE Brasil Aerodesign

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *