Conheça a ambidestria organizacional, unindo inovação e eficiência operacional

Foto: Euro Dicas

Pesquisa digital mostra que 72% dos executivos pretendem transformar radicalmente suas operações digitais nos próximos anos, e isso inclui investir mais em inovação. No entanto, ela não pode vir sozinha. E deve estar acompanhada de uma capacitação consistente dos colaboradores para garantir a aplicabilidade das soluções. Nesse contexto, podemos falar sobre a ambidestria organizacional, conceito que equilibra a capacidade de inovação com a eficiência operacional.

“Pensando em futuro, trazemos a inovação, que dará às empresas posicionamento no mercado a longo prazo, garantindo a não obsolescência do produto e possibilidade de novas linhas de receita. Para o presente, acrescentamos a eficiência operacional, em que literalmente aumenta-se a eficiência nas entregas, mantendo bom posicionamento no mercado atual”, explica Orlando Ovigli, porta-voz de ecossistema de tecnologia e inovação. A ambidestria é dividida em três diferentes tipos de métodos: rotativa; cíclica; ou a simultânea.

A forma exige mais flexibilidade dos profissionais em atender altas demandas; e, por fim, a dividida ou estrutural, onde os times são separados e um trabalha com inovação e outro com operacional. Manter o bom posicionamento no mercado vigente estimula a competição e gera credibilidade para as empresas, tanto com seus clientes quanto com seus colaboradores. Como consequência, há uma progressão contínua do negócio, gerando crescimento e lucratividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *