
Foto: CBMMG
Com apenas um ano e três meses, o pequeno Anthony precisa de cuidados especiais devido a Síndrome do Intestino Curto. Ele teve que ser transferido via Sistema Estadual de Regulação Assistencial, da Santa Casa de Misericórdia, em Belo Horizonte (MG), para o Hospital Menino Jesus, em São Paulo (SP), para a realização de procedimentos especializados, no dia três de janeiro. Esta foi a segunda vez que ele foi transportado pelo Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), serviço oferecido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias (CBMMG) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio dos consórcios regionais de saúde.
Natural do município de Paracatu, na região Noroeste do estado, Anthony foi diagnosticado com a doença ao nascer e, com 14 dias de vida, foi transferido da cidade natal para a capital mineira, devido ao seu quadro de saúde. Ele realiza o tratamento na Santa Casa de Belo Horizonte desde então, diante da necessidade de recuperação e estabilização do quadro clínico em ambiente hospitalar. Durante o tratamento, foi indicada pela equipe médica a transferência para o hospital em São Paulo, para que fosse feito acompanhamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. O primeiro atendimento do SAAV ao Anthony foi realizado em julo de 2022 e, o segundo atendimento no começo desse ano.
De acordo com o primeiro-tenente do CBMMG e piloto do Batalhão de Operações Aéreas, Thales Ladeira, o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) é destinado a atender qualquer cidadão mineiro usuário do SUS que receba a indicação expressa do transporte pela equipe médica. “Nós realizamos o atendimento pré-hospitalar, transporte inter-hospitalar, transporte de órgãos e tecidos, além de compor a Força Estadual de Saúde, como no caso do transporte das vacinas contra a covid-19. No caso do menino Anthony, por exemplo, já foram realizados dois atendimentos de transportes inter-hospitalares imprescindíveis para a continuidade do tratamento dele”, disse o oficial.
Deixe um comentário