Diante de todas as mudanças tecnológicas dos últimos tempos, o comportamento do consumidor também evoluiu. Nos últimos dois anos, devido à pandemia, as vendas online tiveram um boom notável. Segundo levantamento feito com mais de nove países, da plataforma CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento com 22% neste ano. Mas agora, por conta das datas comemorativas, as vendas físicas voltam a se intensificar. Nenhum dos dois canais deve ser subestimado pelos lojistas; a integração entre as vendas físicas e digitais veio para ficar, e a omnicanalidade (estratégia de conteúdo entre canais) tornou-se uma das principais tendências do varejo.
Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil, 82% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais off-line neste Natal, principalmente nas lojas de departamento e em shoppings centers. Os dados ligam o alerta para que o varejo volte novamente suas atenções à experiência nas lojas físicas, mas sem deixar de lado a jornada de compra pela internet, já que 50% pretendem realizar alguma compra online. A chamada omnicanalidade é a principal estratégia de integração, pois possibilita uma experiência funcional e facilitada ao consumidor, uma vez que fornece mais variedades de produtos e opções de consumo de modo personalizado.
“Um dos principais objetivos das vendas omnichannel é fazer com que não haja diferença entre a compra online ou presencial, além de possibilitar a experiência de realizar a compra de onde e quando desejar. A omnicanalidade faz com que o cliente fique sempre satisfeito, pois se o produto não está disponível na loja, é possível que a compra seja feita e retirada em outra unidade ou até mesmo que ele receba o produto em casa. Clientes que preferem realizar suas compras na palma da mão têm mais velocidade, pressionando o varejo a investir na conexão com o digital, comenta o executivo”, comenta Tibério Valcanaia, diretor técnico do Myrp, software de gestão empresarial.
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