Senac promove educação aliada a inclusão

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual foi destaque no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Com o lema “Nenhum a Menos”, a instituição de ensino e aprendizagem crê no potencial individual, com aliado a adaptações promovem a inclusão, dentro das perspectivas e  necessidades. Na terça-feira (13) foi celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. Criada em 1961, a data é um marco importante na conscientização para diminuição dos preconceitos e aumento de políticas públicas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 18% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência visual, de diferentes graus: 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, 506 mil tem perda total da visão e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar. Desde 2022, o Senac teve mais de 1.500 matrículas de alunos com deficiência, destes, 148 com deficiência visual. Várias são as adaptações realizadas em prol desse público: Lupa Eletrônica, Computador Ampliador de Textos, e teclado em braile, entre outras.

Senac Itabira

Myriam Celme, docente do curso de Técnico em Recursos Humanos (RH) do Senac Itabira, ministra aulas sobre processos da disciplina e desenvolvimento exigidos pelo mercado. Ela leciona para Natália Mello, com baixa visão, por má formação na íris e glaucoma congênito. Natália não consegue ler o quadro, folhas impressas, livros e apresenta certa dificuldade de locomoção. “A Natália é uma aluna muito determinada e persistente, não deixando que sua deficiência a impeça de ampliar suas competências profissionais”, pontua a instrutora.

A estudante afirma que teve momentos durante o curso em que ficou receosa se conseguiria concluí-lo, mas os conselhos de pessoas próximas e a ajuda da instituição fizeram com que ela vencesse esse medo e continuasse. “No Senac tem aparelhos adaptados para minha deficiência e uma instrutora maravilhosa que tem boa vontade, dedicação, esforço e paciência para me ajudar. Através disso, posso dizer que estou me tornando uma profissional muito bem qualificada,” disse a discente.

O Senac disponibiliza Tecnologias Assistivas em sala de aula que possibilitam a acessibilidade para a leitura dos materiais impressos e a estudante tem acesso a aplicativos que ajudam a aprendizagem também pela audição. Na unidade existe ainda um computador no laboratório de informática apropriado e lupa. “No início do curso, fiquei preocupada se teria condições de trabalhar os conteúdos e habilidades. Ao longo dessa trajetória, percebo o quanto ela já aprendeu, devido ao seu perfil proativo e dinâmico. A cada aula busco facilitar os seus estudos”, compartilha a educadora.

Em classe, a maior dificuldade de Myriam e Natália são os cálculos relacionados ao Departamento de Pessoal, pois a aluna utiliza a audição e a visualização mental dos cálculos matemáticos, ou seja, é preciso utilizar palavras e explicar o passo a passo para que a estudante compreenda e acompanhe mentalmente a resolução de exercícios. Em agosto, ela se formou em Técnico em Logística, fazendo os dois cursos simultaneamente de outubro até esse mês de dezembro.

O acolhimento é fundamental para os alunos com deficiência, afinal, eles enfrentam um mundo com muitas barreiras, julgamentos e impaciência. Escutar e ter empatia ajuda a ter confiança em sua capacidade. Ainda existem muitos avanços a serem feitos. A inclusão das pessoas com deficiência visual vai muito além da construção de rampas e colocação de piso tátil, é necessário inseri-los nos ambientes educacionais. Também é importante o interesse em incluir esses acadêmicos sempre em equidade.

“O Senac se destaca nessa inclusão. Poucas escolas oferecem equipamentos, como dispomos aqui, que ajudam e apoiam o desenvolvimento desses alunos. . Além disso, temos suporte pedagógico com um profissional especializado na unidade, o que me ajuda no acompanhamento da estudante nas aulas com uso do laboratório de informática. Contamos ainda com o apoio psicopedagógico da direção, supervisão e do setor de apoio”, salienta Myriam Celme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *