Estado destaca iniciativas para enfrentamento da crise climática

Foto: Renata Araújo

O Governo de Minas fez a sua primeira participação, nesta segunda-feira (7), na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27), em andamento na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito. Na ocasião, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, fez parte de uma roda de conversa sobre medidas para governos locais e autoridades ambientais enfrentarem a crise climática.

A ação marcou a abertura de eventos no pavilhão da organização não-governamental Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), com o objetivo de destacar iniciativas de municípios e cidades com relação aos eventos climáticos extremos. Além de Marília Melo, outro representante brasileiro no debate foi o prefeito de Niterói, Axel Grael. Em seu discurso, Marília Melo fez um resumo sobre as ações em curso em Minas Gerais, como a construção do Plano de Ação Climática.

A partir do inventário, por exemplo, é possível identificar setores e subsetores que mais emitem gases de efeito estufa, podendo, assim, elaborar um planejamento estratégico de redução de emissões em todo o estado. Já o Plano de Ação Climática, pautado por diagnóstico de políticas públicas, planos e projetos ligados à agenda climática em nível estadual, tem previsão de conclusão para novembro. A expectativa é que o documento subsidie a trajetória para a neutralidade das emissões líquidas de gases de efeito estufa no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *